LUA E AGRICULTURA

A Astronomia (e a Astrologia) na agricultura e na horta
Extraído do livro “As Leis e Vayú” de Cedaior.* Compilação de Luis Carlos Aspp.

 

*Cedaior era o nome místico de Albert Raymond Costet de Mascheville, Conde de Mascheville, violinista e astrólogo,fundador da Igreja Martinista na Argentina, nos anos 40, e que casou com Emma Costet de Mascheville, a querida dona Emy, que dedicou-se mais de cinqüenta anos à prática e ensino da Astrologia, vindo a ser por isso, um dos pilares da Astrologia no nosso país. Um pouco mais, em http://www.constelar.com.br/revista/edicao56/saga1.htm

Esta é uma transcrição ipsis litteris da obra de Cedaior, e convém esclarecer que este, sendo francês, que viveu bastante tempo na Argentina, tinha naturalmente dificuldades de domínio do idioma Português, e também é de lembrar que a obra foi escrita em caráter restrito, para estudantes de Astrologia, na década de 40. Muitas palavras, próprias do campo da Astrologia, são empregadas na forma latina.

 

 
Os doze signos do Zodíaco dividem-se em:
• Muito férteis: Áries; Câncer: Escorpião; Piscis.
• Menos férteis: Touro; Balança: Sagitário; Capricórnio
• Estéreis: Geminis; Leo; Virgo; Aquarius.
Deve preferir-se para todos os trabalhos os Signos que lhes correspondem “quando a lua os transita e quando ela eleva-se no horizonte”.
A Tabela dos Ascendentes, que é permanente, mostra qual o signo que se levanta quando dele se precisa, sem fazer outros cálculos que a muda do tempo normal em tempo local.

Fases da Lua.
A Lua Crescente tira as forças e a seiva para acima, ela favorece pois o crescimento das partes sobreterrâneas.
A Lua Decrescente diminue a ascenção das seivas e a força desce nas raízes que se estendem, assim as plantas que tem crescido durante a lua crescente, fortificam-se e endurecem-se durante a Lua Decrescente.
Do que precede tiramos as regras seguintes: que se deve plantar e semear durante a Lua Crescente tudo o que levar os frutos acima da terra, e durante a lua decrescente, tudo o que tem os frutos debaixo da terra.

A Humidade
A Lua Cheia, está geralmente acompanhada de tempo seco; durante a Lua Nova deve esperar-se tempo húmido, e quando a Lua passar no Signo de Câncer ou Piscis pode-se contar com a chuva e quando passar por Scórpio há possibilidades de trovoadas, borrascas, chuvas fortes. Em conseqüência, deve plantar e semear do Quarto Minguante à Lua Nova tudo o que leva os frutos subterrâneos, e da Lua Nova ao Quarto Crescente tudo que leva os frutos sobreterrâneos.
A Lua levantada, visível, favorece as partes sobreterrâneas, e a Lua deitada, invisível, favorece as partes subterrâneas.

As diferentes influências combinadas, tem ainda as seguintes qualidades:


O Signo de Áries; favorece o debut do crescimenteo e dá para isso a devida energia. Porisso é bom para todas as plantas que devem crescer rápidamente.
Áries no Oriente, a Lua visível, Crescente e nos signos férteis do Câncer ou de Piscis, favorece todas as sementeiras, sobretudo as de viveiros ou estufas.

O Signo de Taurus, favorece todas as frutas dos campos, as árvores florestais, e as árbores frutíferas excetuando-se a macieira, e as flores (?). O desabrochar é mais lento mas as plantas tornam-se mais fortes e podem-se mais facilmente desplantar (?).

O Signo de Gêmeos não se presta para a agricultura.

O Signo de Câncer favorece as plantas que contém água; os pepinos, as couves, as saladas, as vagens, as melancias; faz também progredir as sementeiras.

O Signo de Léo, não se presta às sementeiras e às plantações.

O Signo de Virgo, favorece o trigo e a macieira. Se for possível, deve-se evitar semear, porém os cuidados a dar aos trigos devem ser feitos.
Virgo ainda é favorável à poda de todas as árvores.

O Signo da Balança, favorece as vagens, as flores e as vinhas. O agrião. Faz germinar depressa as sementes.

O Signo de Escorpião favorece as plantas medicinais, condimentos, lúpulo, papoulas, batatas e nabos.

O Signo de Sagitário, favorece às madeiras duras, às árvores espinhosas; álamos, carvalhos, cedro, marmelos, canas de açúcar, beterrabas, linho, cânhamo, nabos e algodão, mais nogueira e mamona. É desfavorável às flores e pouco favorável aos cereais, mas presta para todos os trabalhos, e amanhos na terra e na horta.

O Signo de Aquário presta-se especialmente para os trabalhos de preparação da terra; roças, destocamentos, aração, etc. Porém, nada semear, nem plantar.

O Signo de Peixes, favorece as plantas de água ou de terras alagadas, como chorões, eucaliptus, bananeiras, palmeiras, tamareiras (?) Pode-se semear porque depois dele vem o signo de Áries que ativa o crescimento. Quando a Lua estiver nesse signo – Piscis – não deve ao mesmo tempo levantar-se, porque as sementes apodrecem fácilmente – isso dito para os terrenos húmidos, mas não para os secos.

No dia da Lua Nova, não se deve nem plantar, nem semear; o mesmo durante os dias precedentes e seguintes, que são pouco favoráveis. As batatas plantadas na Lua Nova dão muitas folhas e pouca fruta.

A Adubação

Se na Lua Crescente as forças sobem acima da terra, o adubo não pode fortificar a terra durante este período, em conseqüência não se deve adubar senão no último quarto até a poucos dias antes as Lua Nova, porque arai as forças nessa época. A adubação deve fazer-se de preferência quando a Lua passa nos signos de Scórpio, Aquárius, Capricórnius e Piscis. O purim ou qualquer adubo químico que se queira, emprega-se quando a Lua passa em Scórpio e Piscis.

O corte das árvores e dos arbustos

Somente deve ser feito em Lua Decrescente, que é quando as seivas retiram-se, senão a perde demasiada força pelo fato de hemorragia conseqüente.
A colheita das sementes deve fazer-se em Lua Minguante, pouco antes da Lua Nova.
A colheita dos cereais é mais favorável pouco antes da Lua Cheia e com os signos estéreis Gêmeos, Léo e Aquários a fim de acelerar a sua secagem.
Cortar a erva em lua Crescente, o melhor sendo nos signos de Taurus, Geminis, Léo, Balança, Capricórnio e Aquárius, a fim de que seque mais rápidamente.
Colher as frutas tardias no último quarto (?) e as precoces na Lua Cheia.
Madeira cortada em Lua Crescentes seca muito dificilmente, quem puder deixa-la deitada durante anos obtém madeira para construção que durará séculos.
Quem quizer madeira que pronto seque deve corta-la antes da Lua Nova.
Se se recortar e construir em seguida, com madeira cortada em Lua Crescente, ela se tornará fácilmente carunchada e poder.
Na Suécia, as casas de madeira duram vários séculos como se fossem construções de pedra, pois os troncos tem “descansado” em suas cascas durante 20 a 30 anos, antes de ser empregadas. Não devem descansar ao sol e sim na sombra.
Deserbar e virar a terra deve ser feito no último quarto, as más ervas secam assim rápidamente enquanto que no período da Lua Crescente elas voltam a crescer de novo.
A poda das árvores deve ser feita na Lua Minguante e em Virgo, especialmente recomendado para as macieiras.
A poda das árvores de fruto de caroço, na Lua Minguante em Sagitário.
Enxertar as macieiras em Lua Crescente em Virgo, e as de caroço, em Lua Crescente em Sagitário.

Astronomia (astrologia) na criação

Criação de gado
Escolher para a criação de gado que é proposto com a Lua Crescente.
Principalmente para com os animais de criação de sexo masculino, devem nascer na Lua Crescente, pois são mais fortes e ativos.
Castrar, só na Lua Decrescente e quando esta passa nos signos estéreis, principalmente Geminis. O Signo de Scórpio é perigoso para esta operação.
Venda cavalos, cachorros e animais de criação com a Lua Crescente, pois então eles tem melhor aparência. Compre com Lua Decrescente, pois então, nesse tempo aparecem mais os defeitos.
Cavalos e cachorros pertencem ao signo de Sagitário; utilize este signo para negócio.
Animais de cornos pertencem ao signo de Touro, utilize pois este signo par negócio.
Bons aspectos de Júpiter são favoráveis nos negócios; tosquiar os carneiros com Lua Crescente, a lã é mais macia e de melhor aparência e crescerá mais depressa.
Deita galinhas chocas de tal modo que os pintos saiam antes da Lua Cheia. Nestes tempos é mais seco e os germens geram com mais facilidade.
Observe o tempo de encubação para as diferentes chocas, isto é, as diferentes espécies de aves. Para a multiplicação de peixes, ponha-se-os no tempo em que a Lua estiver no signo de Peixes.
Peixes de água doce, principalmente aqueles que mordem após a chuva, dêem ser pegados com Lua Nova, quando a Lua passa pelo signo de Câncer.
Peixes de rapina devem ser pegados com a Lua Crescente.
Venda animais de pesca (?) quando a Lua passa pelo signo de Gêmeos e quando está bem aspectada por Júpiter ou Mercúrio.

2 respostas em “LUA E AGRICULTURA

  1. Ola
    Boa noite!!
    Tenho procurado informações sobre a melhor lua para cortar madeira para construir um quiosque, mas não entendi muito bem a materia colocada, sobre cortar a madeira e deixa-la deitada pra secar e depois usar.
    Podem por favor me esclarececer melhor qual lua devo fazer isso, e quanto tempo devo deixar a madeira descansar?
    Grato,

    Marcos Brito

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s